17 de agosto de 2023

ETIÓPIA: FAMÍLIA COMBONIANA FAZ RETIRO ANUAL

 





Treze membros da Família Comboniana — um irmão, quatro irmãs e oito padres — passaram uma semana de exercícios espirituais no Centro da Consolata em Mojo, na Etiópia Central.

O P. Fernando Domingues, provincial dos Combonianos de Portugal, aceitou orientar retiro anual sob o tema "Eu vim para servir" (Mt 20, 28).

Cada dia teve um tema próprio desenvolvido em duas palestras: O serviço do peregrino, Rostos luminosos ao serviço da luz de Deus, Servir como comunidade, O serviço da reconciliação, O serviço de Maria como Mãe e Percursora e, finalmente, Ao serviço do projeto maior.

O animador preparou uma folha de apoio para cada palestra, a fim de orientar a reflexão e a oração dos participantes. Também distribuiu alguns textos curtos para leitura espiritual.

O programa comum diário incluía duas meditações, a adoração do Santíssimo Sacramento e a celebração da Eucaristia com a oração da tarde.

O tempo para a oração pessoal e reflexão, repouso e exercício físico foram abundantes.

A Irmã Manna Fessuh, que ensina na Escola Secundária Comboni de Hawassa, está grata a Deus e ao animador pelo tempo de oração e reflexão.

«Foi um momento rico em que Deus nos convida a aprofundar a nossa relação com Ele, uma vez que somos chamados a ser um “sinal” de Deus no meio do seu povo. Sinto que uma boa relação com Jesus faz nascer algo de novo em nós e transforma-nos no nosso dia-a-dia», disse.

E concluiu: «Rezo para que sejamos alimentados e iluminados com a Palavra de Deus que faz de nós um verdadeiro “sinal de serviço” e “verdadeiros dadores de vida” em Deus».

O Comboniano Comboniano P. Isaiah Nyakundi é o vice-superior provincial dos Combonianos na Etiópia e pároco de Gublak. Questões de insegurança no Estado Regional de Amhara retiveram-no uma semana em Bahir Dar, mas conseguiu chegar dois dias depois do início do retiro.

«Foi um momento de repouso com o Senhor e também de encontro com Ele. No final, sinto-me espiritualmente revigorado para começar de novo a missão que me foi confiada. Sinto que o Senhor me está a ver de novo a ser pão para o seu povo que espera ser servido por mim», partilhou.

Os participantes expressaram a sua gratidão ao P. Fernando por ter guiado as suas reflexões e a sua oração ao longo dos caminhos do serviço missionário com perícia e profundidade, «dando-nos um bom alimento para o caminho deste ano» — como disse a Ir. Manna. Um grande obrigado também ao pessoal do Centro pelo seu excelente serviço e cuidado.

O Centro Espiritual da Consolata é um pequeno oásis verde muito acolhedor e bonito, cheio de acácias e outras árvores, pássaros e flores, na movimentada cidade de Mojo, cinquenta quilómetros a sul de Addis Abeba.

Durante uma semana, foi o lugar solitário onde os treze missionários descansaram, aprenderam, partilharam e rezaram com o Senhor da Missão.

Os bons dias de sol, com pouca chuva e alguma trovoada, contribuíram para o sucesso do retiro. O tempo quente ajudou os missionários que vieram das montanhas húmidas do Sul a secar os ossos.

No próximo ano, será a vez das Irmãs Missionárias Combonianas organizarem o evento interprovincial.

Sem comentários:

Enviar um comentário