A Rede de Rádios Católica do Sudão do Sul e dos Montes Nuba (CRN na sigla em inglês) é a vencedora do Prémio Paz 2021 da Pax Christi International.
O anúncio foi feito a 17 de agosto pelo próprio organismo: «Temos o prazer de anunciar que CRN é a galardoada com o Prémio Internacional da Paz Pax Christi 2021».
O prémio reconhece a importância da CRN na construção do Sudão do Sul, o país mais jovem da África.
«Ao tomarem a sua decisão, os membros da direcção da Pax Christi International reconheceram os tremendos desafios que o Sudão do Sul enfrenta devido à guerra, pobreza extrema, falta de cuidados de saúde, educação, e infra-estruturas governamentais», a Pax Christi explica em comunicado.
E continua: «Um sistema de rádio público coordenado e de base é uma ferramenta vital para alimentar a esperança e a paz no Sudão do Sul, uma vez que afecta as mudanças nas casas e comunidades em todo o país».
Greet Vanaerschot, secretário-geral do movimento, justifica a atribuição do prémio: «Esperamos que o prémio de paz dê um reconhecimento bem merecido à Rede de Rádios Católica e promova o apoio internacional à construção pacífica e democrática da nação».
Mary Ajith, diretora da CRN, recebeu a notícia com agrado.
«O prémio encorajará o pessoal a duplicar os seus esforços na prestação de mais serviços ao nosso povo», disse.
A CRN foi fundada pelas Missionárias e Missionários Combonianos para marcar a canonização de São Daniel Comboni a 5 de Outubro de 2003.
Começou a funcionar em 2007 com a inauguração da Rádio Bakhita em Juba.
A CRN conta com oito estações de rádio no Sudão do Sul e uma nos Montes Nubas, no Sudão, e uma redação central que prepara os boletins noticiosos nacionais, tendo uma audiência conjunta de mais de sete milhões de ouvintes.
A Pax Christi Internacional foi fundada na França a 13 de março de 1945 como movimento cristão para a reconciliação e a paz.
O Prémio Paz da Pax Christi International foi criado em 1988 para homenagear indivíduos e organizações contemporâneas defensores da paz, justiça e não-violência em diferentes partes do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário