O Papa Francisco nomeou o comboniano espanhol Padre Miguel Ángel Ayuso Guixot bispo titular de Luperciana na sexta-feira, anunciou o Vaticano.
Dom Miguel Ángel nasceu em Sevilha e tem 63 anos. Foi ordenado padre em 1980 e fez serviço missionário no Egito e no Sudão até 2002.
Tem uma licenciatura em Estudos Árabes e Islamística pelo Pontifício Instituto de Estudos Árabes e Islamística (PISAI) de Roma e um doutoramento em teologia dogmática pela Universidade de Granada.
Ensinou Islamologia desde 1989 em Cartum, Cairo e no PISAI (Roma) que dirigiu até 2012.
Presidiu a vários encontros de diálogo interreligioso no Egito, Sudão, Quénia, Etiópia e Moçambique.
É secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso desde 30 de junho de 2012 por nomeação do Papa Bento XVI.
Fala espanhol, árabe, inglês, francês e italiano.
A nomeação de Dom Miguel Ángel elevar para 21 o total de bispos combonianos: 12 italianos, quatro espanhóis e um do Sudão, Sudão do Sul, Eritreia, Brasil e México, respetivamente. Têm dioceses na África (10), América Latina (4) e Médio Oriente (1). Um trabalha no Vaticano e cinco estão jubilados.
Luperciana é uma antiga sé episcopal na Tunísia que entretanto deixou de existir. Dom João Evangelista Pimentel Lavrador foi o seu titular até ser nomeado bispo coadjutor de Angra do Heroísmo em Setembro passado.
Os bispos sem diocese (como os funcionários do Vaticano e os auxiliares das dioceses) normalmente são titulares de antigas dioceses perdidas na memória.
Muito bem Joe. Faltas tu! Um abraço e bom fim de semana. Arlindo.
ResponderEliminarJosé, em vez «Islamística», o Helder Guégués sugere «Estudos Islâmicos». Abraço
ResponderEliminar