1 de abril de 2011

PLENÁRIO


Os bispos do Sudão iniciaram hoje uma assembleia plenária extraordinária para debater a situação decorrente da independência do Sul do Sudão e as implicações para a Igreja Católica no país.
© PMoggi
Dez bispos e um administrador apostólico estão reunidos em Juba com o núncio apostólico e quadros superiores da Igreja naquela que pode ser a última assembleia da Conferencia dos Bispos Católicos do Sudão (SCBC na sigla em inglês) já que sobre a mesa está a proposta da criação de duas conferências: uma para as duas dioceses do Norte e outra para as sete dioceses do Sul.
O Arcebispo de Cartum, Gabriel Cardeal Zubeir Wako, que preside à SCBC desde o ano passado, disse durante o discurso de abertura que a Igreja no Sudão se encontra numa fase crucial.
Dom Gabriel explicou que os bispos pretendem encontrar meios para fortalecer a solidariedade entre as igreja do Norte e do Sul depois da independência do Sul do Sudão.
O arcebispo Paolino Lukudu Loro de Juba disse que a independência do sul do Sudão vai impor uma reestruturação profunda da Igreja no Sudão e no Sul do Sudão.
Os bispos vão discutir a reformulação da SCBC, incluindo a mudança de secretários-gerais e outros quadros da conferência, o buraco financeiro da instituição e a questão dos seminários, da formação e da qualidade dos padres e religiosos locais.
O plenário dos bispos termina no dia sete.

Sem comentários:

Enviar um comentário