1 de maio de 2007
Arcebispo pede novos líderes
Dom Paulino Lukudu Loro, arcebispo de Juba, afirmou que os Sudaneses do Sul têm que procurar novos líderes que acalentem as aspirações de autodeterminação dos sulistas.
O Presidente da Conferência Episcopal Sudanesa disse durante um seminário da Comissão Justiça e Paz sobre recenseamento, eleições e referendo para a autodeterminação que a situação que se vive na região semi-autónoma do Sul do Sudão requer unidade de objectivos para todos os sulistas, especialmente durante o recenseamento nacional.
Arcebispo Lukudu Loro disse que «é lamentável que as massas do Sul do Sudão não estão a ser educadas adequadamente sobre o exercício vital do recenseamento nacional que deve preparar o caminho para um planeamento adequado das áreas marginalizadas do Sudão.»
O arcebispo de Juba desafiou a elite política do Sul do Sudão a defender as aspirações populares à separação do Norte em vez de as desencaminhar com as palavras vãs de Novo Sudão e tornar a unidade nacional atractiva para uma população que foi marginalizada durante 50 anos.
De acordo com a fita do tempo do CPA, o Acordo Compreensivo de Paz assinado entre o SPLA e o governo sudanês a 9 de Janeiro de 2005, o recenseamento nacional deveria estar pronto a 9 de Julho de 2007 para preparar os círculos e cadernos eleitorais para as eleições de 2008 e para o referendo sobre a autodeterminação do Sul em 2011 além de servir de instrumento para o orçamento do governo.
A Comissão de Recenseamento, contudo, prevê que a contagem geral dos habitantes do Sudão se inicie em Janeiro de 2008.
Entretanto, o escritório do Presidente da Comissão Regional de Recenseamento foi reduzido a cinzas no sábado passado. Pensa-se um curto-circuito esteve na origem do incêndio, que deflagrou depois de os funcionários da limpeza terem abandonado o espaço.
Sem comentários:
Enviar um comentário