Igreja de São João Baptista engalanada para as festas do padroeiro. O desenho da Igreja é atribuído a Nicolau Nasoni, o arquitecto italiano que projectou a bem tripeira Torre dos Clérigos.
Tenho a impressão que foi o cónego Acácio Soares. Ou li nos livros de Guido de Monterrey? Não me recordo!Quando fiz a postagem tentei confirmar na net mas não encontrei Cinfães no currículo de Nasoni. Mas como ele passou algum tempo em Lamego... achei plausível.
Seria extremamente improvável, não pelo facto do traço singelíssimo da igreja matriz não se enquadrar risco elaborado de Nasoni (este era um cenógrafo, basta comparar com a fachada da igreja da Misericórdia, no Porto), mas porque o pintor/arquitecto faleceu em 1773. A igreja de Cinfães foi concluída em 1776.
Desculpe a intromissão, mas onde é que obteve a informação sobre a igreja de Cinfães ser projecto de N. Nasoni?
ResponderEliminarTenho a impressão que foi o cónego Acácio Soares. Ou li nos livros de Guido de Monterrey? Não me recordo!Quando fiz a postagem tentei confirmar na net mas não encontrei Cinfães no currículo de Nasoni. Mas como ele passou algum tempo em Lamego... achei plausível.
ResponderEliminarSeria extremamente improvável, não pelo facto do traço singelíssimo da igreja matriz não se enquadrar risco elaborado de Nasoni (este era um cenógrafo, basta comparar com a fachada da igreja da Misericórdia, no Porto), mas porque o pintor/arquitecto faleceu em 1773. A igreja de Cinfães foi concluída em 1776.
ResponderEliminar